(41) 3503-0601 - LOJA GUABIROTUBA

(41) 3072-6338 - LOJA MERCÊS

Produtos Hospitalares Curitiba
Canais de Contato

WhatsApp Guabirotuba

WhatsApp Merces

A paralisia cerebral é classificada como uma síndrome causada por uma lesão no cérebro que pode ocorrer desde a gestação até os dois anos, idade em que o cérebro da criança termina de se formar. Estima-se que a síndrome atinja 0,2% dos bebês que nascem, ou seja, 1 a cada 500.

Sem dúvida, é a causa mais comum de deficiências graves da primeira infância. A paralisia cerebral não é progressiva uma vez que o quadro do paciente não piora com o passar do tempo. Mas ela vai determinar o surgimento de limitações motoras e psíquicas na criança para o resto da vida.

Causas da paralisia cerebral

Para entender as causas da paralisia cerebral, podemos dividir seu aparecimento em três momento distintos:

Gestação: relacionado a saúde da mãe como diabetes, doença tireoidiana, pressão alta, infecções causadas por vírus como a toxoplasmose, herpes e a rubéola, descolamento prematuro de placenta e tumores uterinos. O uso de substância tóxicas como cigarro, álcool e outras drogas também pode afetar o desenvolvimento do sistema nervoso central.

Parto: fatores relacionados ao parto também podem provocar paralisia cerebral, são eles: redução da pressão parcial do oxigênio e da concentração de hemoglobina durante o parto, nascimento prematuro, pouco peso, demora no trabalho de parto, perda de sangue e nó do cordão umbilical.

Primeira infância: depois do nascimento, a paralisia cerebral também pode surgir em situações como meningite viral, traumas na cabeça, mal-convulsivo e aparecimento de tumores no sistema nervoso central.

Não

Tipos e sintomas

A paralisia cerebral pode ser classificada de três maneiras, de acordo com a região do cérebro que é afetada. Veja quais são:

Paralisia cerebral espástica

É a mais comum e afeta a região do córtex responsável pelos movimentos. Dessa maneira, os bebês têm menos força e ainda sofrem enrijecimento dos músculos. Também é notado contraturas e encurtamento musculares. As estruturas ósseas também podem ser comprometidas.

Paralisia cerebral extrapiramidal

As lesões surgem nas regiões mais interiores do cérebro. Isso provoca movimentos involuntários na criança – chamados de espasmos – e também o que os médicos chamam de distonia, uma mudança significativa no eixo corporal. Esse tipo de paralisia vai prejudicar alguns marcos importantes da primeira infância como sentar, engatinhar e andar.

Paralisia cerebral atáxica

Esse é o tipo mais raro e a lesão cerebral ocorre no cerebelo. Ele compromete o desenvolvimento da coordenação motora das extremidades do corpo como mãos e pés, e também e equilíbrio. Assim, pode haver atraso para que a criança comece a andar e também problemas ligados a fala e algum tipo de comprometimento mental.

Cadeira de rodas

As crianças que apresentam a paralisia cerebral, na maior parte, precisam utilizar cadeira de rodas para a locomoção. Isso porque nessa doença os músculos são muito afetados impedindo que o paciente consiga caminhar.

Na Alento Hospitalar você encontra atendimento especializado, no qual você poderá encomendar sua cadeira de rodas adaptada de acordo com as necessidades da criança.

Venha nos fazer uma visita e seja atendido com toda experiência e atenção que seu filho (a) merece.